ABSOLAR E ABRACEEL DISCUTEM FUTURO DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA NO MERCADO LIVRE

ABSOLAR E ABRACEEL DISCUTEM FUTURO DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA NO MERCADO LIVRE

  • Noticias

 

O mercado energético mundial está passando por uma transição, na busca pela diversificação de fontes renováveis que contribuem com a sustentabilidade do planeta. Nesse cenário, a fonte solar se tornará protagonista entre as fontes limpas na matriz energética global. Segundo projeções da BNEF (Bloomberg New Energy Finance), em 2050, 40% da matriz elétrica mundial será composta por energia solar. No Brasil, não será diferente, onde 38% da matriz energética será suprida por energia solar fotovoltaica nesse período.

O tema foi discutido no 2º Workshop: O Futuro da Energia Solar Fotovoltaica no Mercado Livre (ACL), organizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), no dia 19 de novembro, em São Paulo. O evento reuniu 150 participantes, dentre representantes do governo, autoridades do setor elétrico brasileiro, agentes financeiros e empresas de toda a cadeia de valor do segmento solar fotovoltaico.

Diante dessa mudança, o mercado livre de energia terá papel fundamental para o desenvolvimento das renováveis, em especial da fonte solar. Para Ricardo Barros, vice-presidente de geração centralizada da ABSOLAR, além do preço, a previsibilidade da fonte solar é um atributo significativo para a sua expansão no Ambiente de Contratação Livre (ACL).

“Assim como observamos os preços da fonte solar caindo no mercado regulado e investidores mais confiantes, com o avanço da tecnologia, percebemos esse mesmo movimento no mercado livre”, destacou.

Fonte: AbSolar

Compartilhe:
WhatsApp chat