AS VANTAGENS DE USAR ENERGIA SOLAR EM INDÚSTRIAS E FÁBRICAS

AS VANTAGENS DE USAR ENERGIA SOLAR EM INDÚSTRIAS E FÁBRICAS

  • Noticias

1. Diminui as agressões ao meio ambiente

A iluminação solar é uma fonte natural, não poluente e inesgotável de energia. Por essa razão, ao investir na energia solar, as empresas conseguem diminuir o uso dos recursos naturais, esgotáveis e presentes no meio ambiente.

Para utilizar esse mecanismo nas empresas, é preciso instalar os chamados sistemas fotovoltaicos, que nada mais são do que placas capazes de captar a radiação solar e transformá-la em energia elétrica.

A boa notícia é que esses equipamentos são fabricados a partir de procedimentos industriais extremamente controlados e que não prejudicam o meio ambiente.

Isso faz com que todo esse procedimento de geração de eletricidade seja considerado altamente sustentável — ou “verde”, como alguns preferem chamar.

2. A energia solar em indústrias e fábricas gera economia de energia e dinheiro

A energia solar em indústrias e fábricas pode ser adotada por empresas de qualquer porte e setor. Atualmente, existem corporações da indústria mecânica, farmacêutica, moveleira, alimentícia e até mesmo de vestuário, que já aderiram aos sistemas fotovoltaicos.

Independentemente do nicho de atuação, essa alternativa é capaz de proporcionar, a longo prazo, uma boa economia nos custos fixos do seu negócio. Em um primeiro momento, os painéis solares apresentam um custo de investimento elevado, é verdade.

No entanto, com o passar do tempo, a conta de energia tende a diminuir drasticamente, podendo chegar a 98% em alguns casos, de acordo com a localização e o tipo de instalação realizado.

A longo prazo, toda e qualquer energia que for gerada na empresa será transformada em economia, e você não precisará se preocupar tanto com os gastos mensais referentes a eletricidade.

3. Apresenta longa durabilidade e pouca manutenção

Outra vantagem interessante é que os sistemas de energia solar apresentam longa vida útil — de cerca de 40 anos —, reduzindo, assim, qualquer despesa de manutenção. No entanto, é importante ressaltar que, para manter a sua durabilidade em dia, é preciso escolher painéis solares de qualidade e contar com os serviços de instalação de empresas especializadas no ramo.

4. Tem uma instalação prática e simples

Por falar em instalação, os sistemas fotovoltaicos podem ser colocados de forma simples em qualquer edificação, levando apenas três dias para serem instalados. Para funcionar de forma correta, eles devem ser posicionados na parte exterior do imóvel, mais precisamente, no telhado.

O diferencial é que essa instalação é simples e não interfere nas atividades dos funcionários de uma empresa. Ou seja, é possível realizá-la em qualquer horário ou dia da semana.

A melhor parte é que, por estarem nos telhados, esses equipamentos não ocupam os espaços que poderiam ser utilizados em uma fábrica ou indústria. Em alguns casos, eles também são colocados sobre os estacionamentos das empresas, funcionando como verdadeiras coberturas para os veículos.

5. Conta com incentivos fiscais

Poucos gestores e empresários sabem, mas a energia solar em indústrias e fábricas pode fazer com que recebam incentivos fiscais do governo. Tal incentivo faz parte do Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica, criado em 2015. A previsão é que sejam investidos R$ 100 bi até 2030.

O seu principal objetivo é reduzir, significativamente, o consumo de energia termelétrica. Esse tipo de energia é, normalmente, distribuído para a população quando as usinas hidrelétricas estão com os seus reservatórios de água escassos e, por isso, precisam gerar energia por meio da queima dos combustíveis fósseis, como é o caso do carvão mineral, diesel e gasolina.

6. Aumenta a vantagem competitiva no mercado

Atualmente, é obrigação dos cidadãos e também das empresas preocupar-se com a preservação do meio ambiente. Quando uma corporação começa a adotar medidas sustentáveis e “do bem”, ela passa a ser vista com bons olhos pelos clientes — e até mesmo pelos investidores.

Em resumo, podemos dizer que a utilização da energia solar em indústrias e fábricas poderá destacar a sua empresa no mercado, uma vez que a sociedade perceberá que a sua organização se preocupa com os recursos naturais e está investindo em ações verdadeiras para diminuir os impactos ambientais.

Essa atitude com certeza aumentará a sua vantagem competitiva no seu segmento de atuação.

7. Ajuda a desenvolver a cultura da sustentabilidade

A pauta da sustentabilidade está cada vez mais em alta — principalmente nos espaços corporativos. Empresas de todos os portes estão investindo nesses sistemas, não somente para alcançar o sucesso no mercado, mas, também, para conscientizar a população sobre a importância de se pensar no verde.

Grandes marcas dos Estados Unidos e da Europa já estão investindo todas as suas fichas nesse mecanismo. Esse é o caso de nomes como Walmart, Johnson & Johnson e FedEx — e os números não param de aumentar.

Contudo, não são somente as indústrias renomadas que estão aderindo ao movimento. Empreendedores de pequeno porte também já notaram a necessidade de considerar ações sustentáveis dentro das suas empresas.

Com essas atitudes, as corporações conseguem desenvolver projetos eficientes, capazes de educar e conscientizar os seus funcionários e também os clientes.

Existem outras ações ecológicas que podem ser implantadas no meio corporativo, como diminuir o uso de papel e aumentar o consumo de biocombustíveis nos abastecimentos.

Seguindo essas estratégias, a cultura da consciência ambiental estará solidificada em nossa sociedade, garantindo assim, mais chances de preservação do meio ambiente, menos poluição e maior qualidade de vida para os indivíduos das próximas gerações. Vale a pena!

 

Fonte: Blog Solar Prime

Compartilhe:
WhatsApp chat